quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Iupi! Meu blog está pronto!

Iupi! Meu blog está pronto! Graças à minha sobrinha, Midori, que ficou indignada com a minha inércia  e meu analfabetismo “ internáutico”   e depois de muito teclar, suspirar, se encantar, perguntar, questionar, escarafunchar, criou este visual lindo, fantástico e maravilhoso.

Após a criação do blog, passamos a noite discutindo sobre qual seria o primeiro post! Na cabecinha dela, deveria falar sobre cerâmica,  do atelier recém aberto, das produções em andamento...  Para mim, deveria falar sobre viagem, pois a equipe do meu irmão correrá a Maratona de Tokyo mês que vem e eles gostariam de algumas dicas. Para outros, deveria falar sobre uma receita de um muffin de parmesão , cuja foto postei no Facebook...





E durante o processo de criação do blog, bateu saudades das minhas fugidinhas gastronômicas com a minha tia Martha e com minhas primas Mayo e Aki, quando estava em Fukuoka, Japão. Lembrei de um restaurante que fomos em Kyoto, discreto, intimista, encantador, charmoso e com um chef super atencioso. 




Pronto! Da clicada neste restaurante, nasceu a foto do meu blog, que une uma peça de cerâmica de Kyoto, um prato delicioso chamado namafu com um molho maravilhoso e me remete a um lugar que faz as rodinhas das minhas malas ficarem ouriçadas para voltar lá...  






E o post de hoje, junta estes três elementos...

Apresento uma parte das peças de cerâmicas que ganhei durante a minha viagem ao Japão e que tive o prazer de conhecer, como  Bizen  (vaso alto e a garrafa) , Fukuoka (prato), Koishiwara (xícara), uma chaleira que era do enxoval da minha mãe, uma peça feita por mim (vaso baixo). E no meu prato, um delicioso muffin de parmesão ao estilo Starbucks que comi com a tia Sonia e com a minha sobrinha postiça Marília.


Revirei os meus livros, revistas, anotações  e nada de achar uma receita de muffin de parmesão... A Valéria, minha ascaris de estimação, estava enlouquecida. Assim, recorri ao doutor Google e achei um post interessante neste blog:  http://cinarasplace.blogspot.com/2008/04/parmesan-muffins.html.

E como era de se esperar, modifiquei a receita só um pouquinho e o resultado... bom, depois  me contem!

Muffin de Parmesão

  • 1.3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1.1/2 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato
  • ½  colher de chá de orégano
  • ½ colher de chá de salsinha
  • ½ colher de chá de tomilho
  • ¼ colher de chá de de cebola e alho seco
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado (fresco) + um pouco para polvilhar
  • 1.1/2 xícara de buttermilk (veja receita abaixo)
  • ¼ xícara de manteiga ou margarina derretida
  • 1 ovo grande


Buttermilk


Para cada xícara de chá de buttermilk, você usará:
  • 1 colher sopa de suco de limão
  • Leite integral até completar 1 xícara

Misture tudo e deixe descansar por 10 minutos. Bata no liquidificador por 5 minutos. Segundo o blog da Cinara, o buttermilk ajuda a aerar a massa. E, pela minha experiência, batê-lo no liquidificador ajuda mais ainda....

Modo de preparar o muffin

Em uma tigela, misture a farinha, açúcar, bicarbonato, orégano, salsinha, tomilho, o parmesão, misturando tudo bem.

Na batedeira, incorpore aos secos  o buttermilk, a manteiga derretida e o ovo aos poucos. Tentei fazer uma vez, misturando tudo na mão, mas não gostei. Ah! lembre-se de colocar o fermento!!!

Divida a massa entre 12 forminhas de muffin. Como eu não tinha, coloquei em forminhas de empada devidamente untadas com  manteiga e farinha de trigo. Polvilhei com parmesão. 

Asse em forno pré-aquecido a 200º C  ou durante 15 minutos ou até dourar.

Voilà! Está pronto! Enjoy!

beijos




Um comentário:

  1. Olá Bete. Estar nossa Equipe em seu pensamento é motivo de muita honra. Seu blog nasce num dia muito bonito, o do casamento dos meus pais, que se realizou há 65 anos atrás. Espero aproveitar muito o Japão, como vocês aproveitaram o ano passado. Grande abraço e muito obrigado por tudo. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir