domingo, 29 de janeiro de 2012

Minha versão do Goi Cuon - rolinho vietnamita!


Há alguns anos conheci aTran, uma refugiada vietinamita com um humor fantástico e cheia de ânimo. 

Ouví-la falar sobre o Vietnan, sobre a história de seu país, cultura, hábitos, religião e história de sua vida me encantava  ao mesmo tempo que me surpreendia. Conhecer um país através de livros e do Google é uma coisa, mas ouvir o relato de uma sobrevivente é emocionante... 

Quando fui apresentada à culinária vietnamita fiquei MARAVILHADA!!! Cada mordida, cada bocada era uma explosão de sabor! Nunca comi nada parecido... Pratos coloridos, que exalavam um frescor inenarrável. Alguns extremamente exóticos  para o meu  paladar simplório.

E, entre tantas delícias que experimentei, uma que mais gostei foi o que chamo de “rolinho” e que terminei por adaptar, pois meu principal cliente aqui de casa e meu crítico gastronômico prefere o molho sem alho e sem coentro (snif)...

Espero que gostem! 

Rolinho vietnamita



Vc encontrará estes produtos no bairro da Liberdade/SP

Ingredientes para 4 rolinhos (16 unidades)

4 Folhas de arroz;
1 cenoura;
1 pepino;
1 alface;
Folhas de hortelã;
1 l de água quente;
2 colheres de sopa de vinagre de arroz;
½ colher de sopa de açúcar; e
½ colher de chá de sal.






Modo de preparar

Rale a cenoura e o pepino pelo comprimento; 
Pique a alface;
Tempere a cenoura com o vinagre, o açúcar e o sal.




A folha seca e hidradata
Verifique se a folha está sem rachaduras ou lascada;.
Coloque uma folha de arroz em uma assadeira e cubra-a com água quente;
Deixe-a hidratar por 20 segundos. Se deixar por muito tempo ela ficará muito mole e rasgará;
Retire-a e a coloque sobre um pano úmido,







Coloque as folhas de hortelã, depois a alface, cenoura temperada e pepino;

Enrole; e

Corte em 4 pedaços.



Um detalhe: a receita original leva 16 camarões cozidos rapidamente em água de coco ou carne de porco refogado em gengibre e molho de soja e macarrão a base arroz.

Ingredientes para o molho:

2 pimentas dedos de moça, finamente picadas;
1 colher de sopa de molho de peixe;
3 colheres de sopa de molho de ostra;
½ colher de sopa de açúcar mascavo;
2 colheres de sopa de limão; e
½ xícara de chá de água.


Modo de preparar:
Misture tudo em uma vasilha.




A receita original do molho leva ainda 2 dentes de alho finamente picados e folhas de coentro. Em particular amo esta versão original. É uma combinação perfeita.

Modo de servir:

Você pode cortar os rolinhos em 4 pedaços e servi-lo com o molho separado.


Na casa da minha amiga, o rolinho é servido inteiro...

Recomendo servir logo após o preparo para a massa não ressecar.

simples e delicioso, impossível.




Um comentário: