segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Japão - Parte 5 - Hiroshima e Miyajima



Todo mundo quer conhecer Hiroshima...

Não sei porque, mas nunca tive vontade de ir até lá, mas, como estava indo para a cidade de minha avó, resolvemos parar...

Definitivamente não gostei de lá. Creio que gosto de lugares que expressam felicidade, esperança, leveza, cultura...

Enfim... Ainda bem que Miyajima é bem pertinho para alegrar os olhos e tranquilizar o coração...

Hiroshima






Da estação de trem vc consegue ir andando até o Dome, Praça da Paz Celestial, para o parque com os monumentos doados por vários países e para o museu.












Em particular, procurei ficar somente por duas horas em Hiroshima... Tempo mais do que suficiente para ver estes pontos turísticos e ir para Miyajima. 






Assim, não tenho muito o que falar de Hiroshima...


Miyajima



Na estação de trem, pegue o ônibus que vai até o cais,  embarque no ferryboat e se surpreenda com o tori (portal) “flutuante” no mar...



Miyajima é conhecida pelo seu sincretismo religioso e pelas famosas ostras.






Ao visitarmos um sítio religioso, não sabemos se estamos em um templo budista ou em um santuário xintoísta. As religiões se misturam e se tornam, de uma certa forma, una.



Bem perto do ferry boat vc encontrará o santuário  Itsukushima  que vale a pena visitar. No passado também foi palco do teatro Nôh. O melhor horário para visitar este santuário é quando a maré está cheia e no por do sol. 






Fizemos duas trilhas maravilhosas, perfeitas para a meditação e contemplação da ilha..... 





Em uma delas vc chega ao mega templo Daisho-in, da linha do budismo shingon, a mais antiga do Japão e a mais esotérica..




Nele pude encontrar a roda da oração, cujo sutra foi trazido da Índia.



Também pudemos andar no porão de um dos templos que compõe o Daisho-in, totalmente escuro e que na medida em que vc anda algumas imagens budistas vão surgindo. Reza a lenda que o “pavor” ou  o “receio” que vc sente diante de determinadas imagens representam os desafios que tem que superar... 




Aqui também pudemos observar os inúmero guerreiros ou deidades que protegem os templos... Místico.





No total são 27 templos que vc pode visitar. Não tivemos tempo de conhecer todos eles.  Creio que preciso voltar para ficar mais alguns dias aqui...




Bom, Miguel Delgado e equipe, espero que estes 5 posts ajudem vcs a montar o roteiro. Pena que vcs dispõem de tão pouco tempo. 


Boa maratona e aproveitem muito a viagem! 


Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário